O presidente da Moscamed, Dr Jair Virginio participou nesta semana de uma reunião promovida pelo Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, com o objetivo de elaborar um projeto para erradicação da Mosca-da-Carambola (Bactrocera carambolae).
A praga é quarentenária para o Brasil e representa uma das principais ameaças à fruticultura brasileira porém, numa parceria com as agências estaduais de defesa agropecuária a praga foi controlada pelo MAPA.
A Bactrocera carambolae chegou ao Suriname em 1975, oriunda da Indonésia, sendo confirmada oficialmente somente em 1986. No Brasil, a praga foi relatada inicialmente em 1996, no município de Oiapoque, no Amapá. A praga também está presente alguns países asiáticos*.
IN 28/17
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no dia 26 de julho, no Diário Oficial da União, uma instrução normativa que fixa as medidas para combate e erradicação da mosca da carambola (Bactrocera carambolae).
A Instrução Normativa nº 28/17 consolida os procedimentos oficiais de vigilância adotados em todo o país e detalha as medidas fitossanitárias e quarentenárias a serem aplicadas no caso de constatação da praga.
O texto também disciplina o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da mosca da carambola provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual de uma forma geral.
A IN 28 foi elaborada em conjunto pelo Mapa e as agências estaduais de defesa agropecuária que atuam no controle da praga na Região Norte.
*Fonte: Site MAPA.
Biofábrica Moscamed Brasil - Organização Social reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Governo da Bahia
Av. C1, 992 - Quadra D 13, Lote 15, Distrito Industrial do São Francisco, Juazeiro - BA - Brasil - CEP 48.908-000
Telefone e Fax: (74) 3612.5399
E-mail: biofabrica@moscamed.org.br